Uso de carros elétricos é incentivado com a instalação de novos pontos de recarga






Avaliados como uma boa alternativa de mobilidade quando se fala em sustentabilidade e economia, os veículos elétricos ganham cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Pensando na acessibilidade da população a esses equipamentos, o Distrito Federal dispõe de diversos eletropostos para uso da população e, junto à Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF), investiu na instalação de mais pontos de recarga para veículos elétricos no Jardim Botânico e no Zoológico de Brasília.


Pontos de carregamento para carros elétricos se espalham pelo DF: atualmente, há cerca de 130 | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília



“Com essas iniciativas, o Distrito Federal se posiciona na vanguarda das políticas ambientais no Brasil, mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade”


Wallison Couto, diretor-presidente do Jardim Zoológico de Brasília



Essas duas unidades de carregamento se somam ao sistema de energia solar fotovoltaica do DF, que conta com cerca de 130 eletropostos. Para o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes, a instalação dos pontos de recarga reflete o compromisso da pasta com a preservação dos recursos naturais e a promoção de alternativas sustentáveis.


“Estamos investindo em um futuro onde a mobilidade urbana seja harmoniosa com o meio ambiente, reduzindo as emissões de carbono e a poluição sonora e incentivando o uso de fontes de energia limpas”, afirma. “Com essas iniciativas, o Distrito Federal se posiciona na vanguarda das políticas ambientais no Brasil, mostrando que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade.”


O diretor-presidente do Jardim Zoológico de Brasília, Wallison Couto, reforça a cooperação com a Sema-DF no objetivo de trazer sustentabilidade por meio da energia limpa. “A gente começou a divulgar para que a família que utiliza esse tipo de veículo venha para o zoo, porque, enquanto o carro está recarregando a bateria, ela está passeando”, indica. “Futuramente, a gente vai colocar no mapa onde está o ponto para ficar ainda mais fácil, e nossa intenção é ter pelo menos mais uns três pontos aqui”.


Comodidade


Heldon Araújo mora na Candangolândia e carrega o veículo no posto da administração do Zoológico: “Quase todo dia eu venho aqui abastecer, e o custo é zero” | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília


O servidor público Heldon Araújo, 37, é um dos usuários que aproveitam os pontos públicos de recarga, normalmente o que fica no estacionamento da administração do Zoológico e próximo ao museu. Morador da Candangolândia, ele conta que utiliza o equipamento desde que adquiriu um carro elétrico, no início do ano.


“Eu comprei esse carro já pensando na comodidade de não ter que parar e gastar tanto em postos de gasolina”, relata. “Quase todo dia eu venho aqui abastecer, e o custo é zero. E tem o ponto forte desse veículo não produzir monóxido de carbono e não poluir o meio ambiente. Em Brasília, está bem acelerada a aquisição desses veículos.”


Equipamento público de recarga do Jardim Botânico: “Sendo uma unidade de conservação, para nós é fundamental apoiar iniciativas que invistam em energias renováveis”, afirma o diretor-presidente da instituição, Allan Freire | Foto: Divulgação/Jardim Botânico de Brasília



22 mil


Número estimado de carros elétricos do DF emplacados entre 2022 e este ano



Já no Jardim Botânico de Brasília (JBB), o equipamento público de recarga fica na Alameda das Nações, próximo ao Ponto de Açaí Gourmet e restaurante Cura. “Sendo uma unidade de conservação, para nós é fundamental apoiar iniciativas que invistam em energias renováveis – neste caso, colaborando para um sistema de transporte mais sustentável, limpo e eficiente”, pontua o diretor-presidente do zoo, Allan Freire.


Participação do DF


A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) indica uma evolução de eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil. Em julho deste ano, o Brasil contava com 8.800 pontos de recarga para os mais de 130 mil usuários de veículos elétricos. Apenas no DF, são mais de 22 mil carros com essa configuração emplacados entre 2022 e 2024 – uma participação de cerca de 8% da capital federal no total de emplacados no Brasil.



Ainda segundo a associação, de janeiro a novembro de 2024, o mercado nacional emplacou 155.724 veículos leves eletrificados, ultrapassando os 93.927 de janeiro a dezembro de 2023 – que já tinha sido o melhor ano da história da eletromobilidade no Brasil. O total de eletrificados em circulação atualmente no país passa de 315 mil.


Além de gastarem menos por quilômetro rodado, os carros elétricos ajudam a preservar o meio ambiente e, por serem muito silenciosos, contribuem também para o combate à poluição sonora. Isso ocorre porque eles emitem pouco carbono na atmosfera. O combustível também pode ser gerado a partir de fontes de energia limpas, tornando-se um aliado da natureza.


Cada aparelho tem capacidade para carregar até dois carros simultaneamente. O tempo médio de carregamento é de até três horas. Para os proprietários de veículos elétricos, existem aplicativos que mapeiam os pontos de carga.










Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/uso-de-carros-eletricos-e-incentivado-com-a-instalacao-de-novos-pontos-de-recarga/?fsp_sid=31180

Postar um comentário

0 Comentários