Por: Jornalista Kelven Andrade
A partir da próxima quarta-feira (11), todas as 931 linhas urbanas do transporte público coletivo do Distrito Federal operarão exclusivamente com o pagamento de passagens por meios eletrônicos. A mudança elimina a possibilidade de pagamento em dinheiro dentro dos ônibus, como parte do plano de modernização implementado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob).
“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).
Como pagar as passagens no sistema digital
Os passageiros poderão acessar os ônibus utilizando:
- Cartões bancários com tecnologia de pagamento por aproximação (débito ou crédito);
- Cartão Mobilidade, que oferece integração tarifária;
- Vale-transporte, utilizado principalmente por trabalhadores;
- Bilhete avulso (QR Code), que pode ser adquirido previamente.
Além disso, smartphones e pulseiras eletrônicas compatíveis com pagamento por aproximação também podem ser usados. Para quem utiliza os cartões Mobilidade ou Vale-transporte, o benefício da integração tarifária continua válido, permitindo até três embarques em um intervalo de três horas por R$ 5,50.
Os cartões de gratuidade para estudantes, pessoas com deficiência (PCDs) e idosos continuam sendo aceitos normalmente.
Alternativas para quem prefere pagar em dinheiro
Passageiros que ainda desejam pagar com dinheiro podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do Cartão Mobilidade, como terminais rodoviários, estações de metrô e unidades de conveniência do Banco de Brasília (BRB). O bilhete avulso é válido para apenas uma viagem e não permite integração com outras linhas ou o metrô.
Onde adquirir e recarregar os cartões
Para obter ou recarregar o Cartão Mobilidade, o BRB disponibiliza:
- 148 pontos físicos em áreas comerciais de grande circulação nas cidades satélites e no Plano Piloto;
- Aplicativo BRB Mobilidade, com recarga via Pix;
- Unidades do Na Hora, localizadas em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.
Com o novo sistema, o DF se junta a um número crescente de cidades que digitalizam seu transporte público, promovendo mais segurança e eficiência no dia a dia dos passageiros.
0 Comentários