Natal no DF deve movimentar quase R$ 1 bilhão, com crescimento de 9% no varejo

 

Por: Jornalista Kelven Andrade

As vendas para o Natal no Distrito Federal prometem aquecer a economia em 2024, com previsão de movimentar cerca de R$ 992 milhões, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio-DF. A projeção aponta um crescimento de 9% em relação ao ano passado, impulsionado pelo aumento da intenção de compra dos consumidores e pela estabilidade do mercado de trabalho na região.

Segundo o levantamento, 85,9% dos consumidores planejam presentear neste Natal, um salto significativo em comparação aos 64,5% registrados em 2023. Para o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, o resultado está atrelado aos reajustes salariais nos setores público e privado e à redução do desemprego. “De janeiro a setembro, o varejo registrou crescimento de 5,5%, contrastando com uma retração de 0,4% no mesmo período do ano passado”, destacou Freire.

Lojistas otimistas com as vendas

Entre os lojistas, o otimismo é evidente: 77% esperam um aumento nas vendas em relação ao Natal anterior, enquanto 18,8% acreditam manter o mesmo volume e apenas 4,2% preveem queda. Apesar do cenário favorável, a pesquisa apontou que a alta da taxa de juros em setembro deste ano pode ter influenciado negativamente as expectativas de alguns comerciantes.

O ticket médio dos consumidores também subiu, com crescimento de 14,8%, de R$ 345,26 em 2023 para R$ 396,67 neste ano. Homens planejam gastar, em média, R$ 419,79 em presentes, enquanto as mulheres estimam um gasto de R$ 375,79. Já os lojistas projetam um aumento de 40,2% no valor médio dos presentes, passando de R$ 192 no ano passado para R$ 269,29 em 2024.

Preferências de compra e estratégias do comércio

Os produtos mais procurados neste Natal incluem vestuário e acessórios (24,1%), seguidos de brinquedos (21,7%), calçados (16,2%) e cosméticos e perfumes (14,4%). As compras tendem a ser realizadas em lojas físicas de rua e shoppings, que concentram 55% das intenções de consumo, com preferência por horários da tarde (44,9%) e destaque para os sábados (32,4%).

Para atrair clientes, os empresários estão apostando em estratégias como promoções (21,47%), propagandas (17,91%), diversidade de produtos (17,13%) e vitrines temáticas (15,35%). Além disso, 82,1% dos lojistas aumentaram seus estoques para atender à demanda esperada.

Formas de pagamento e comportamento do consumidor

O cartão de crédito será a forma de pagamento mais utilizada, segundo 36,7% dos consumidores, seguido por Pix ou transferência bancária (24,4%) e pagamento em dinheiro (22,4%). Essa diversificação demonstra a consolidação de meios digitais no hábito de compra dos brasileiros.

Metodologia da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre 4 de outubro e 11 de novembro de 2024, com 573 consumidores abordados em diferentes pontos de circulação do DF. Paralelamente, 352 lojistas de diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo foram entrevistados por telefone.

Com números promissores e otimismo entre consumidores e lojistas, o Natal de 2024 no Distrito Federal se apresenta como um período de recuperação econômica e estímulo ao comércio, consolidando um dos melhores desempenhos dos últimos anos.

Postar um comentário

0 Comentários