92ª Reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública acontece em Brasília

 Por: Jornalista Kelven Andrade

O Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, sedia a 92ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que teve início na quarta-feira (4) e se encerra nesta quinta-feira (5). O evento reúne secretários de Segurança Pública de todo o Brasil e é presidido pelo secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar.

A cerimônia de abertura foi marcada pela entrega das medalhas Mérito da Segurança, que homenagearam autoridades presentes. Participaram da solenidade representantes dos governos local e federal, além de lideranças do setor.

Debates e pautas importantes

Os secretários debatem temas estratégicos para o setor, como a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e a padronização de indicadores de crimes violentos, ações que visam aprimorar as políticas de segurança em âmbito nacional.

“É uma honra muito grande poder sediar mais este encontro, que tem tanta importância para o país”, declarou Sandro Avelar. “É um ambiente saudável, de construção. É muito significativo que todos estejam aqui, prontos para debater, com base na transparência, lealdade e sinceridade. É um momento especial, por meio da atuação de todos nós, que conseguimos elevar o Consesp ao  patamar em que pode, de fato, ajudar o MJSP [Ministério da Justiça e Segurança Pública] na construção de políticas de segurança pública duradouros, permanentes, efetivas, que não sejam somente paliativas.”

O secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubo, reforçou: “O trabalho integrado e aproximação de todas as agências que trabalham para o sistema de segurança do Brasil não é possível ser feito sem os conselhos. Um dos mais importantes direitos da população que é a segurança pública, e temos buscado participar de todos esses encontros”.

O papel do Consesp

Criado em abril de 2003 como Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública, o Consesp foi formalmente instituído em março de 2022, por meio do decreto nº 11.009/2022, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

O Conselho tem como objetivo representar os interesses das secretarias estaduais de Segurança Pública junto ao governo federal, promovendo articulações institucionais e propondo medidas para o aprimoramento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). As reuniões do Consesp são realizadas trimestralmente, alternando-se entre os estados.

Avanços esperados

Os debates e deliberações da 92ª Reunião Ordinária do Consesp reforçam o compromisso de autoridades em construir um sistema de segurança pública mais eficiente e integrado, visando garantir maior proteção à população brasileira.

Com informações da Secretaria de Segurança Pública.

Postar um comentário

0 Comentários