“É bom ser atendido.” É assim que o auxiliar de cozinha Pedro Soares, de 25 anos, exalta as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) na Vila Telebrasília ao longo dos últimos anos.
Localizado logo no final da Asa Sul, às margens do Lago Paranoá, o bairro completará 68 anos nesta quarta-feira (4), e, em breve, a população terá mais um motivo para comemorar. Isso porque o GDF vai inaugurar um novo semáforo, na via L4 Sul, entre a primeira e a segunda entrada da cidade.
A instalação é feita pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Junto ao semáforo, também serão inaugurados novos metros de calçadas para auxiliar na travessia da via, por onde passam cerca de 80 mil motoristas diariamente. Ao todo, foram investidos R$ 130 mil nos serviços.
Morador da Vila Telebrasília há cinco anos, Pedro conta que se arriscava diariamente entre o fluxo de carros para atravessar a pista e chegar até o ponto de ônibus mais próximo de casa. Realidade que deixará de ser rotina. “Sempre foi uma luta atravessar esse trecho. Esse semáforo vem em boa hora. É muito bom ser atendido. Vai facilitar muito a segurança e a travessia”, diz.
Coordenador do programa GDF Presente, Alexandro Cesar salienta que as entregas vão beneficiar toda a população da Vila Telebrasília, que hoje possui cerca de 6 mil moradores.
“Os moradores tinham dificuldade de atravessar em determinados pontos da pista, mas agora, com essas novas intervenções, eles terão uma segurança de imediato. A obra é maior, mais complexa; ainda farão mudanças na parte da calçada, limpeza das vias, ou seja, um pacote em prol da qualidade de vida da população”, afirma.
Filho de pioneiro do DF, Antônio Alberto dos Santos, conhecido como Beto, é presidente da Associação de Moradores da Vila Telebrasília. Ele reforça o trabalho do GDF e agradece a sensibilidade do governo Ibaneis Rocha em ouvir as demandas da comunidade.
“Este GDF está ouvindo a comunidade. O semáforo é uma demanda antiga. Todos os serviços feitos na Vila Telebrasília nada mais são que direitos da comunidade à qualidade de vida, ao direito de ir e vir, e de ter uma rotina digna”, relata Beto.
GDF Presente
Além do semáforo e da recuperação de calçadas, recentemente o GDF realizou outros serviços na Vila Telebrasília, como a coleta de 160 toneladas de materiais inservíveis, pinturas das paradas de ônibus, sinalização horizontal da cidade e poda de árvores na via principal e na marginal da região.
Em junho, quatro abrigos de ônibus na Vila Telebrasília foram renovados. Os locais foram pintados e higienizados por equipes do GDF Presente e da Administração Regional do Plano Piloto, com apoio de caminhões-pipa da Novacap. As paradas ficam na Rua 1 – ao lado da Praça da Resistência, em frente à Capela São Pedro Nolasco, próximo à Igreja Presbiteriana Sal e Luz – e na Rua 13.
No mesmo mês, o GDF renovou a quadra de esporte do bairro. As tabelas foram recolocadas, bem como as cestas e as redes. Além da recuperação da estrutura, a quadra passou por uma grande limpeza.
Além disso, deve ser inaugurado, em breve, o Centro de Educação da Primeira Infância (Cepi) da Vila Telebrasília. A nova unidade foi projetada para fornecer ambientes educacionais de alta qualidade para crianças de até 5 anos e 11 meses. O projeto é gerenciado pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
A instalação de um Cepi é uma importante iniciativa para a comunidade local, pois oferece espaços específicos para cada faixa etária. O projeto inclui dois blocos distintos, A e B, interligados por uma circulação coberta e com um pátio também coberto. Na área externa, estão localizados playgrounds, jardins, um castelo d’água e estacionamento.
O GDF Presente foi criado em 2019, pelo governo Ibaneis Rocha, com o objetivo de promover ações emergenciais por meio de forças-tarefas para solucionar de forma imediata os problemas nas cidades do Distrito Federal.
O programa conta com a participação de vários órgãos de governo – que cedem mão de obra, matéria-prima e equipamentos –, como a Companhia Energética de Brasília (CEB), a Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), o DER-DF, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), o Departamento de Trânsito (Detran-DF) e Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística do DF (DF Legal), junto às regiões administrativas da capital.
0 Comentários