Por: Kelven Junio
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) do Distrito Federal emitiu um alerta que há 841 beneficiários do Cartão Prato Cheio que ainda não retiraram seus cartões nas agências do Banco de Brasília (BRB) ou que estão com os cartões pendentes de desbloqueio. Esses cidadãos, em situação de insegurança alimentar e nutricional, correm o risco de perder o benefício de R$ 250 para a compra de alimentos.
Segundo a Sedes, esses 841 beneficiários foram contemplados em março deste ano, e o prazo para a retirada do cartão nas agências do BRB é até o dia 8 de maio. A legislação do programa estipula que o beneficiário tem dois meses, a partir da disponibilização na agência bancária, para buscar e desbloquear o cartão. Caso contrário, perderá o benefício e precisará fazer uma nova solicitação no Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, ressalta a importância de que as famílias contempladas retirem seus cartões: "A família que foi contemplada e não retira o cartão deixa de receber o auxílio do Cartão Prato Cheio e ainda ocupa o lugar de outras famílias que também estão em situação de insegurança alimentar e nutricional e aguardam na fila para serem contempladas".
Além dos 841 beneficiários de março, há outras 664 pessoas com cartões pendentes de retirada/desbloqueio que foram contempladas neste mês de abril, com prazo de vencimento até o dia 5 de junho.
O Cartão Prato Cheio atualmente atende 100 mil famílias, com um ciclo de nove meses de pagamento do benefício. Para saber se foi contemplado e onde buscar o cartão, o cidadão pode acessar o site GDF Social e inserir CPF e data de nascimento da pessoa cadastrada. O desbloqueio do cartão pode ser feito no caixa eletrônico da agência bancária ou pelo aplicativo do BRB. Uma vez contemplada, a família recebe o crédito, que é acumulativo, permitindo o uso do benefício mesmo que não tenha sido utilizado nos meses anteriores.
0 Comentários