Por: Kelven Junio
O Governador Ibaneis Rocha fez um apelo urgente à população do Distrito Federal nesta quinta-feira, destacando a crítica necessidade de doadores de sangue no Hemocentro de Brasília. Atualmente operando com apenas 60% do seu nível ideal de reservas, a instituição enfrenta uma situação desafiadora que pode impactar diretamente o atendimento a pacientes em necessidade.
Com o objetivo de reverter essa situação preocupante e garantir que as necessidades transfusionais dos hospitais sejam atendidas, o Hemocentro de Brasília está convidando a comunidade a participar de uma campanha especial de doação de sangue. Até o dia 30 deste mês, interessados em contribuir com essa causa vital podem comparecer à unidade do hemocentro das 14h às 18h, sem a necessidade de agendamento prévio.
Esta iniciativa visa facilitar o processo de doação e incentivar um maior número de pessoas a se envolverem, aumentando assim as reservas de sangue para atender emergências e procedimentos médicos que dependem de transfusões. A participação da comunidade é essencial neste momento crítico, onde cada doação pode ser a chave para salvar vidas.
Doar sangue é um ato de solidariedade que tem um impacto imenso na sociedade, ajudando desde vítimas de acidentes até pacientes submetidos a tratamentos de longa duração. O processo é rápido, seguro e pode fazer toda a diferença para quem está em situação de vulnerabilidade.
Critérios básicos para doação:
- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);
- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.
- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.
- Pesar no mínimo 50 kg.
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.
A resposta da comunidade a esse chamado pode significar a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes. O Hemocentro de Brasília está localizado em uma área de fácil acesso, preparado para receber os doadores com toda a segurança e conforto necessários.
0 Comentários