Quem quer perder peso acaba recorrendo à práticas como o jejum. Embora pular o café da manhã, almoço ou jantar pareça ser um método rápido e eficaz para diminuir a quantidade de calorias diárias, uma especialista em nutrição e saúde defendeu que a atitude pode gerar o efeito contrário, se for feita de maneira inadequada. Conforme ressaltou a profissional, além de engordar, problemas de saúde podem surgir a longo prazo.
Em entrevista ao portal britânico Express, Ashleigh Tosh listou os perigos de ficar sem comer em nome do emagrecimento. De acordo com a expert, a tática de não consumir os alimentos suficientes ao longo do dia tende a ocasionar desde fadiga a lentidão. “Algumas pessoas erroneamente pulam as refeições como meio de perder peso, sem saber que isso, muitas vezes, leva ao resultado oposto”, reiterou.
Ashleigh explicou o funcionamento do organismo “quando entra no modo fome”. “Significa que quando você come, é mais provável que seu corpo armazene essas calorias como gordura e, também, é presumível que consuma mais alimentos no final do dia, à medida que o apetite aumenta”, atestou a especialista. Ela orientou determinar horários para fazer as refeições e “jamais” pular o café da manhã.
“Muitas pessoas acham difícil priorizar os horários das refeições, devido ao estilo de vida agitado, e acabam pulando o café da manhã quando correm para o trabalho ou se esquecem de almoçar porque as reuniões demoram muito”, criticou a expert em nutrição. Ashleigh recomendou “abastecer” o corpo com alimentos nutritivos, principalmente quem dispõe de uma rotina corrida.
“Alimentar-se manterá você energizado e produtivo, levando a ter mais sucesso no trabalho”, evidenciou a profissional.
Ao Express, Ashleigh Tosh montou uma lista com sete situações que podem resultar de pular as refeições. Confira!
1. Metabolismo lento
Quem não quer engordar e deixa de comer por muito tempo, deve ficar atento aos sinais dados pelo corpo. É o caso do metabolismo ficar lento. Quando atinge o estado de fome, o organismo desencadeia uma resposta natural, ou seja, conserva energia e desacelera o conjunto de reações bioquímicas.
“Quando eventualmente vir a comer, é mais provável que o corpo armazene as calorias consumidas como gordura, em vez de queimá-las para uso imediato”, esclareceu Ashleigh Tosh.
2. Baixo teor de açúcar no sangue
Pular refeições tende a fazer com que os níveis de açúcar no sangue caiam. A redução do teor da substância causa problemas, como, por exemplo, fadiga e tontura. “Quando da deficiência de glicose, o cérebro não funciona de forma eficiente, resultando em dificuldades de concentração e aumento da tendência de ficar irritado”, elencou a especialista em nutrição.
3. Aumento do risco de comer demais
Um dos maiores perigos de não fazer as primeiras refeições do dia corretamente é a compulsão alimentar, segundo a expert: “Te fará sentir muito mais fome depois. Isso pode aumentar a probabilidade de comer demais ou optar por escolhas alimentares não saudáveis por desejar consumir alimentos ricos em carboidratos e açúcar”. Ela complementou: “Isso pode levar ao ganho de peso e outros problemas de saúde”.
4. Deficiências nutricionais
Durante a entrevista, a profissional exclamou: “Se você pula refeições, não está dando ao seu corpo a nutrição necessária para prosperar”. Entre os principais problemas da falta de nutrientes estão: fadiga, queda severa de cabelo, dores ósseas, problemas bucais e batimentos cardíacos irregulares. Uma complicação mais séria é a anemia, causada pela falta de ferro.
5. Hormônios da fome interrompidos
De acordo com Ashleigh, ignorar os sinais naturais de fome tende a gerar um desequilíbrio hormonal, isto é, há uma diminuição da produção das substâncias supressoras do apetite. “Esse processo torna mais difícil saber quando estará satisfeito e você pode acabar comendo demais”, garantiu.
6. Problemas digestivos
Quem costuma ficar estressado quando está com fome, saiba que o sistema digestivo também se irrita com a ausência de alimentos por um longo período de tempo. “Isso se deve ao acúmulo de ácido gástrico no estômago, que ocorre quando o órgão fica vazio por muitas horas”, elucidou a especialista. Náuseas, diarreia e dor no estômago são efeitos colaterais de pular refeições.
7. Problemas de saúde mental
Segundo a expert em nutrição, ficar sem tomar café da manhã, almoçar ou jantar reflete na saúde mental. “Como seu corpo começa a produzir mais cortisol, também conhecido como hormônio do estresse, é mais provável que sinta ansiedade, depressão e alterações de humor”, enfatizou. Desenvolver distúrbio alimentar é outra condição que pode surgir por ficar horas sem comer, conforme alegou Ashleigh Tosh.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
0 Comentários