São Paulo — O governo dos Estados Unidos se prepara para iniciar, neste domingo (10/12), a sétima missão do X-37B, uma espécie de avião espacial “secreto” da força espacial do país norte-americano.
A alcunha de “secreto” foi dada por jornais como Washington Post e New York Times nas primeiras incursões do X-37B, porque poucos detalhes sobre o veículo e as missões dele eram efetivamente divulgados pelo governo dos EUA.
Em nota publicada em novembro, a Força Espacial dos Estados Unidos informou que o lançamento marcado para este fim de semana se dará por meio do foguete Falcon Heavy, da empresa SpaceX, que pertence ao bilionário Elon Musk.
O objetivo da missão, segundo a nota, é “experimentar tecnologias de reconhecimento do domínio espacial e investigar os efeitos da radiação nos materiais da Nasa [a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA]”.
Secretário da Força Aérea do país, Frank Kendall afirmou que o sétimo voo do veículo demonstrará “o espírito inovador da Força Espacial dos Estados Unidos”.
Inicialmente, o lançamento estava previsto para outra data, mas alguns atrasos fizeram com que a missão fosse adiada para este domingo (10/12).
O X-37B foi lançado pela primeira vez em abril de 2010. Nas missões anteriores, ocorreram experimentos com uma tecnologia projetada para aproveitar a energia solar e transmitir energia ao solo, bem como testes dos efeitos da exposição espacial de longa duração a materiais orgânicos.
0 Comentários