Cooperativas da agricultura familiar se reúnem em Anápolis (GO)

[ad_1]

Goiânia – O município de Anápolis, a 55 km da capital goiana, realizou uma reunião com cooperativas da agricultura familiar para aquisição de produtos alimentares para a rede municipal. A ação segue as recomendações da Lei nº 11.947 do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) de que 30% dos repasses do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) devem ser investidos na compra de produtos da agricultura familiar.

O encontro, que ocorreu na quinta-feira (30/11), reuniu servidores da Secretaria, representantes da agricultura familiar e nutricionistas da rede, para mapeamento de todos os itens a serem adquiridos, que incluem frutas, verduras e legumes.

“Após esta reunião, os agricultores nos apresentarão uma lista de produtos que serão analisados pelas nutricionistas da rede e incluídos no cardápio alimentar dos estudantes no ano de 2024, visando sempre a alimentação saudável e rica em nutrientes”, ressalta Marco Antônio Botosso, gerente de transporte e merenda escolar da pasta.

Fortalecimento de cooperativas de agricultura familiar

O Pnae, cujo gerenciamento é atribuição do FNDE, visa a transferência de recursos financeiros aos estados e aos municípios, destinados a suprir as necessidades nutricionais dos alunos da rede escolar de educação básica. Em 2009, a Lei nº 11.947 estabeleceu que no mínimo 30% dos repasses do Fundo devem ser investidos na aquisição de produtos da agricultura familiar.

A compra da agricultura familiar por edital de chamada pública tanto traz segurança jurídica para os gestores, na medida em que se constitui como normativa, quanto agiliza a compra e fortalece a agricultura familiar e as diretrizes do Pnae, na medida em que promove a sustentabilidade e a dinamização das economias locais.

Com informações da Prefeitura de Anápolis

[ad_2] Source link https://www.fogocruzadodf.com.br/2023/12/04/cooperativas-da-agricultura-familiar-se-reunem-em-anapolis-go/?feed_id=18873&_unique_id=656df01bb93bb

Postar um comentário

0 Comentários