Considerado um dos investidores mais respeitados do mundo, o bilionário Charlie Munger morreu, aos 99 anos, no último dia 28. Doutor em jurisprudência pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ele deixou uma fortuna avaliada em US$ 2,6 bilhões, o equivalente a R$ 12,82 bilhões. Em entrevistas, o magnata costumava compartilhar dicas sobre finanças, mas também a respeito de longevidade e como conquistar o sucesso nos negócios.
Exemplo de vivacidade, Munger participou da assembleia anual de acionistas da Berkshire Hathaway em maio deste ano. Durante uma sessão de perguntas e respostas, o bilionário foi questionado sobre como evitar erros nos negócios. De acordo com o megainvestidor, essa indagação tem uma solução simples: “Evitar pessoas e atividades tóxicas”.
Ao longo da declaração, o ícone do mundo dos negócios ressaltou que evitar pessoas tóxicas requer prestar atenção. “São aqueles que estão tentando enganá-lo ou mentir para você ou que não são confiáveis no cumprimento de seus compromissos”, definiu. Ele complementou a explicação com um conselho: “Uma grande lição de vida é tirá-los da sua vida e faça isso rápido”.
Munger acreditava que os maiores erros da vida poderiam ser evitados por conta de uma qualidade: a integridade. Ele recebeu esse aprendizado do amigo de longa data e parceiro dos negócios, Tom Murphy. A orientação deixada pelo bilionário envolve sempre pensar duas vezes antes de dizer algo, por mais tentador que seja no momento, pois as palavras podem prejudicar a reputação “para sempre”.
“Você sempre pode dizer a alguém para ir para o inferno amanhã. Pense em como é um ótimo conselho quando você se senta em frente a um computador e estraga a sua vida para sempre, dizendo a alguém para ir para o inferno ou qualquer outra expressão. Em 30 segundos, não conseguirá apagar isso”, explanou o magnata.
Em 2019, Munger concedeu entrevista à jornalista Becky Quick, da emissora CNBC. Na ocasião, ela o interrogou quanto a conseguir viver uma “vida longa e feliz”. No ponto de vista do megainvestidor, o segredo para concretizar esse feito está em ser alegre apesar dos problemas e evitar características comuns associadas a pessoas tóxicas, a exemplo da inveja e ressentimento.
“Tente lidar com pessoas confiáveis e fazer o que deve fazer. Todas essas regras simples funcionam muito bem para tornar a vida melhor. E elas são tão banais”, destacou Charlie Munger em 2019. Mais discreto, Munger teve como parceria nos negócios Warren Buffett, investidor de sucesso e CEO da multinacional Berkshire Hathaway.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
0 Comentários