Campinas, SP, 27 (AFI) – O futebol brasileiro está de luto. Morreu, nesta segunda-feira, Wanderley Paiva, um dos jogadores que sagrou-se campeão brasileiro com o Atlético Mineiro, em 1971, e participou do time histórico da Ponte Preta, em 1977, vice-campeão paulista. Ele tinha 77 anos e há anos vinha tratando de um câncer na próstata.
Wanderley tinha 26 anos quando sagrou-se campeão pelo Galo Mineiro, então dirigido por Telê Santana em 1971. Cinco anos depois (1976) ele teve um desentendimento com a direção do clube e acabou emprestado ao América, de São José do Rio Preto. No mesmo ano ele chegou à Ponte Preta, onde formou um time mágico que fez frente ao Corinthians em três jogos decisivos pelo título paulista.
Paiva é o primeiro titular daquele time da Ponte Preta a morrer. A formação da Macaca era esta: Carlos; Jair Picerni, Oscar, Polozi e Odrilei; Wanderley, Marco Aurélio e Dicá. Lúcio, Ruy Rei e Tuta.
Wanderley Paiva Monteiro nasceu no dia 7 de abril de 1946, em Três Corações, interior de Minas Gerais, na mesma cidade em que nasceu Pelé, o Rei do Futebol. O garoto vigoroso logo apareceu na divisão de base do Atlético e se tornou peça importante no time escalado por Telê Santana, com o artilheiro Dario, o Dadá ‘Peito de Aço’ no ataque. O time base campeão era formado assim: Renato; Humberto Monteiro, Grapete, Vantuir e Oldair; Vanderley e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola (Spencer), Dario e Tião.
0 Comentários