[ad_1]
A autoridade da fronteira de Gaza anunciou neste sábado (11) que a passagem terrestre de Rafah para o Egito será reaberta no domingo (12) para portadores de passaportes estrangeiros — o que pode permitir que brasileiros realizem a travessia.
As saídas da Faixa de Gaza para o Egito de cidadãos estrangeiros e palestinos que precisam de tratamento médico urgente foram suspensas na sexta-feira (10), segundo três fontes de segurança egípcias e uma autoridade palestina.
A autoridade palestina e uma fonte médica egípcia disseram que a suspensão se deveu a problemas para levar pacientes médicos de dentro de Gaza para Rafah.
O embaixador Alessandro Candeas, representante do Brasil junto à Palestina, afirmou à CNN na manhã deste sábado não havia ainda possibilidade de saída dos 34 brasileiros e familiares da Faixa de Gaza pela passagem de Rafah.
Segundo Candeas, o pré-requisito para a abertura da fronteira para a evacuação dos estrangeiros contemplados com autorização para deixar o território palestino é a passagem de comboio de ambulâncias com feridos, que têm prioridade na fila para cruzar a fronteira.
A logística de deslocamento das ambulâncias, porém, foi prejudicada após bombardeios em grandes centros de saúde palestinos.
O grupo aguarda a liberação para cruzar a fronteira e, assim que chegarem no território egípcio, eles farão um trajeto de cerca de 55 km por via terrestre até chegar ao aeroporto de Al-Arish, no Egito.
Lá, uma aeronave da Presidência da República os espera os brasileiros para partirem ao Brasil.
Além dos 34 brasileiros já autorizados a deixar Gaza em lista divulgada na última quinta-feira (9), há um segundo grupo de cerca de 40 pessoas na região à espera de serem incluídas em uma próxima relação.
Veja também: Brasileiros em Gaza aguardam para deixar território
*Com informações da Reuters.
Compartilhe:
[ad_2]
Source link
https://www.fogocruzadodf.com.br/2023/11/11/autoridade-indica-abertura-de-travessia-em-gaza-no-domingo-e-brasileiros-podem-passar-fronteira/?feed_id=3474&_unique_id=65543d270c0bc
0 Comentários