A Câmara Legislativa sediará, na próxima semana, um seminário dedicado à análise do Carnaval no Distrito Federal. A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) promoverá o evento intitulado "Carnaval no Distrito Federal: balanços e perspectivas", aberto ao público interessado. O objetivo principal é avaliar a edição mais recente do Carnaval e propor melhorias para a festividade, enfatizando a participação popular no processo de planejamento.
O seminário buscará fazer uma avaliação abrangente do Carnaval de rua de 2023, explorando também exemplos bem-sucedidos de outras cidades. Questões relacionadas à legislação, financiamento, gestão e participação social serão debatidas. O evento ocorrerá no auditório da Câmara Legislativa do DF e será acessível a todos. As inscrições podem ser feitas através de um formulário online disponível em: https://bit.ly/carnavaldf.
O deputado Gabriel Magno (PT), presidente da CESC, destacou a importância do seminário, afirmando: "Durante o evento, faremos uma análise do Carnaval deste ano, conheceremos experiências de outras cidades, discutiremos questões legais, financiamento, gestão, participação e controle social da festa, além de planejar o Carnaval de 2023, para que seja realizado de forma digna do Distrito Federal e de sua comunidade".
Além das discussões, o evento também contemplará um momento especial de homenagem aos responsáveis pelo Carnaval do DF, com a entrega de moções de louvor a todos os organizadores envolvidos na realização do evento. Os participantes do seminário receberão certificados de participação. Os certificados serão emitidos exclusivamente em formato digital, num prazo de até dez dias úteis após o término do seminário. Aqueles que participarem de pelo menos 75% das atividades do evento, comprovado por meio de assinatura em listas de presença disponibilizadas no local de credenciamento, terão direito ao certificado, que será enviado para o e-mail fornecido durante o processo de inscrição.
Exposição fotográfica
Durante o seminário, uma exposição fotográfica será montada na entrada do auditório, contando com imagens jornalísticas de diversos Carnavais realizados no DF ao longo dos anos. A exposição contará com 34 fotos, capturadas por seis renomados fotojornalistas da cidade: Zuleica de Souza, André Duzek, Adauto Cruz, Juliana Caribé, Lula Marques e Elza Fialho.
Confira a programação do seminário:
12 de junho
9h - Abertura
- DEPUTADO GABRIEL MAGNO – Presidente da Comissão de Educação, Saúde e Cultura da CLDF
- SEBASTIÃO JOSÉ SOARES – Diretor de Promoção das Culturas Populares da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura
- BARTOLOMEU RODRIGUES - Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF
- ADRIANO GALLI GARDINI – Vice-Presidente da União das Escolas de Samba Enredo de Brasília
- JUCA FERREIRA – Ex-Ministro da Cultura e atual Assessor da Presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social para Assuntos de Cultura
- JOÃO JORGE RODRIGUES – Presidente da Fundação Cultural Palmares
10h – Painel "Balanço do Carnaval de Rua de 2023"
- LETÍCIA HELENA – Representante da Frente dos Blocos de Rua
- PAULO HENRIQUE – Presidente da Liga dos Blocos Tradicionais
- MANOEL CLEMENTINO BARROS NETO – Presidente do Instituto de Pesquisa e Estatística do DF – IPEDF
- CORONEL CINTIA QUEIROZ DE CASTRO – Subsecretária de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública
14h - Painel "Experiências de Outras Cidades"
- STEFANIO MARQUES TELES – Representante do Bloco Esperando o Metrô de Belo Horizonte
- ZULU ARAÚJO – Representante do Grupo Cultural Olodum. Mestre em Cultura e Sociedade e Doutorando em Relações Internacionais pela UFBA
- GUILHERME VARELLA - Professor da UFBA, gestor, pesquisador, consultor e advogado atuante na área de cultura e políticas culturais desde 2006
- KAXITU RICARDO CAMPOS – Fundador e atual Presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba
- RITA FERNANDES – Produtora e consultora de eventos culturais, economista e jornalista. Presidente da Sebastiana, 1ª associação de blocos de rua do RJ.
17h - Painel "Legislação e Financiamento"
- SANDRO SANTOS – Representante da Federação Nacional das Escolas de Samba
- CHRIS RAMIREZ – Assessora Técnica em Políticas Culturais no mandato da Dep. Benedita da Silva
13 de junho
9h - Painel "Gestão e Controle Social"
- RAPHAEL VEIGA – Idealizador do Bloco Candanguinho da Alegria
- VERANNE MAGALHÃES – Representante da Comissão de Esporte e Cultura da OAB-DF
- LETÍCIA HELENA – Coordenadora da Campanha "Carnaval com Respeito"
- WELLINGTON ROCHA – Presidente do Conselho de Cultura do DF
- BARTOLOMEU RODRIGUES - Secretário de Cultura e Economia Criativa do DF
11h30 - Entrega de Moções de Louvor aos Blocos do Carnaval de Rua do DF de 2023
Luís Cláudio Alves - Agência CLDF
0 Comentários