25 de junho



[ad_1]



Dia de relembrar os bravos guerreiros que fincaram as fundações da PMDF na nova capital.


A data nos remete ao ano de 1966, quando foi publicado o Decreto que formalizou a instalação da Polícia Militar do Distrito Federal em Brasília. 57 anos se passaram e toda uma história de desafios na nova capital nos traz a uma Polícia Militar forte, que busca o constante desenvolvimento e que honra suas tradições.



Conheça um pouco desse trecho da nossa história e junte-se a nós nesta homenagem aos profissionais que optaram pelo desconhecido a fim de dar continuidade à nossa gloriosa Corporação.


Relembrando


A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi criada em 13 de maio de 1809 com as características da Guarda Real da Polícia de Lisboa, a qual era subordinada à Intendência-Geral da Polícia. A Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro, esse primeiro núcleo de Corpo de Quadrilheiros da PMDF, tinha o dever institucional de zelar pela segurança da cidade do Rio de Janeiro.



Em 1965, o Diretor do Departamento Federal de Segurança Pública, ao qual a PMDF era subordinada, determinou ao Comandante-Geral da Corporação que instalasse em Brasília uma unidade administrativa, com efetivo orgânico de uma Companhia de Polícia Militar e com a finalidade de executar o serviço de trânsito do DF.


 



A PMDF foi instalada na atual capital somente em 1966, através do Decreto nº 9 de 25 de junho de 1966, em que transferiu as Corporações da Polícia Militar e do Corpos de Bombeiros com profissionais vindos da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército Brasileiro e mais alguns remanejados de outras instituições de segurança pública, em virtude da reorganização do Distrito Federal em sua nova sede.



No dia 14 de fevereiro de 1966, sob o comando do então Capitão Abenante de Mello e Souza, o grupo de 150 policiais militares embarcam em três ônibus da viação “Estradas de Ferro Urca”, na estação Quintino Bocayuva, no Rio de Janeiro, rumo ao Planalto Central. Chegaram após 30 (trinta) horas de viagem, no dia 15, e formaram a 1ª Companhia Independente de Brasília, em substituição à Guarda Especial de Brasília (GEB).


Desta extinta GEB – Guarda Especial de Brasília, depois DFSP – Departamento Federal de Segurança Pública, foram aproveitados na Corporação os oficiais e as praças.



A 1ª Cia se fixou no Setor Policial Sul. Na chegada, acamparam em um galpão, sem portas e janelas, que depois veio a ser conhecido como Forte Apache até a construção do 1º Batalhão de Polícia Militar.


Nosso reconhecimento


Nesses 57 anos são enormes os desafios para atividade operacional da Polícia Militar frente ao crescimento populacional e as demandas por segurança pública. Mesmo diante desse cenário, cabe a Corporação ser reconhecida como instituição de melhores práticas em segurança pública nas áreas urbanas, rurais, em reservas ambientais, nas escolas, no trânsito e até no ar.



Hoje, são mais de 10 mil policiais militares treinados e capacitados para atender à comunidade do Distrito Federal, que tem como legado os heróis da 1ª Companhia.


Confira nossa homenagem no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=TuHntXxNqIY




[ad_2]

Source link

https://misturabrasil.evpc.com.br/2023/06/25/25-de-junho/?feed_id=8316&_unique_id=64988dccebe07

Postar um comentário

0 Comentários