Próxima fase das obras na avenida envolve restauração do pavimento e construção de duas faixas exclusivas para transporte coletivo; já são mais de 1.000 metros de passeios públicos reformados
A reforma das calçadas nas quadras 700 da W3 Sul segue a todo vapor. As obras começaram na 715 e vão descer até a 702. No momento, os operários trabalham na 712, bem em frente à casa de Marlene. Iniciado em março, 23,56% do serviço já está executado, o equivalente a 1.060,12 m de passeio público renovado. O investimento licitado é de R$ 1.527.494,44.
No momento, os operários trabalham na 712 Sul | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília
“No total, serão usados 714,72 m³ de concreto. Desse montante, 170,33 m³ já foram consumidos no trecho entre as quadras 715 e 712”, informa o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Ricardo Terenzi. “A calçada da 716 ficou fora, porque já havia sido reformada com a ajuda de empresas privadas participantes do programa Adote uma Praça [desenvolvido pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe)].”
A reforma do lado residencial da W3 Sul não prevê apenas a reconstrução das calçadas, com a demolição das antigas estruturas e construção de novas. A verba também será utilizada para instalação de lixeiras, execução de rampas de acessibilidade com piso podotátil e plantio de grama.
Além da reforma das calçadas, com a demolição das antigas estruturas e construção de novas, a verba também será destinada a instalação de lixeiras, execução de rampas de acessibilidade com piso podotátil e plantio de grama | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília
“Essa reforma foi um pedido do governador Ibaneis Rocha feito durante uma visita do governador às obras das quadras 500 da W3 Sul, em março de 2021”, comenta o secretário de Obras, Luciano Carvalho.
“A revitalização do lado comercial da avenida foi concluída no final de 2021 com reforma dos estacionamentos, nivelamento das calçadas com piso tátil e rampas, reforma dos becos entre os blocos, pintura, sinalização horizontal e troca da iluminação”, afirma.
A próxima etapa das melhorias previstas para a W3 Sul envolve a restauração do pavimento da avenida, incluindo a construção de duas faixas em material rígido exclusivas para transporte coletivo.
Também ficará a cargo da empresa contratada readequar o sistema de drenagem da via. O processo licitatório teve início em março e está perto de ser concluído. O investimento é estimado em R$ 28.316.873,01.
Dono de um restaurante na W3 Sul há 20 anos, o comerciante Antônio José da Silva comemora os cuidados com a avenida.
“Vai valorizar muito essa região que, no passado, já foi uma das mais nobres de Brasília”, garante. “É uma alegria poder vivenciar essa transformação.”
0 Comentários